Censo da Diversidade e Inclusão

Censo da Diversidade e Inclusão é uma solução completa e estruturada de consultoria, ancorada em pesquisa interna enviada a todas as pessoas colaboradoras, com anonimização e gestão de dados pessoais em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A partir do Censo, entregamos insights importantes sobre quais grupos estão sub-representados ou se sentem menos incluídos, onde encontram-se na organização e com quais alavancas da inclusão acelerar o pertencimento. 

Como pontos de acupressão, o Censo permite que sua empresa direcione as iniciativas de DEIP estrategicamente para relaxar “zonas tensas”, assegurando melhores resultados para a empresa.  

Foto de mãos realizando acupressão em uma pessoa.

Serviços inclusos: 

  • Comunicação que maximiza a participação das pessoas colaboradoras
  • Preparação e adequação às particularidades do seu negócio
  • Coleta de respostas em plataforma segura
  • Monitoramento detalhado da participação e sugestões para aumentar o engajamento
  • Análise aprofundada, incluindo benchmarks, SWOT, gap analysis, mapas de calor, interseccionalidades e recomendações de expert
  • Sprints de apresentação dos resultados e priorização do plano de ação com lideranças locais
  • Relatório Gerencial completo, para consulta a qualquer momento

Perguntas frequentes

Algumas empresas aguardam que o programa de DEIP esteja bem estruturado antes de lançar o primeiro Censo. Fazer isso é o mesmo que esperar estar com a saúde em perfeitas condições para fazer um check-up. 

O Censo é uma ferramenta de diagnóstico para você conhecer melhor seu público interno e identificar áreas onde a empresa está saudável e onde ainda pode melhorar. Por mais que a gente ache que conhece nosso público, conduzir um Censo sinaliza que a empresa está comprometida com DEIP, aumenta o engajamento e os resultados sempre trazem várias surpresas.

Muitos de nossos clientes fizeram o Censo antes mesmo de ter um Comitê de Diversidade. O Censo foi fundamental para definir a estratégia do Comitê e estabelecer um ponto de partida tangível para mensurar suas conquistas nos anos seguintes.

Em contrapartida, empresas que esperam demais pelo momento ideal para conhecer seu público interno invariavelmente têm programas de DEIP menos eficazes e mais custosos. 

Depende. Algumas empresas (muitas com menos de 100 pessoas) criam e compartilham um formulário interno, seguido de análises simples sobre a distribuição por gênero, raça, faixa etária, entre outros. 

Em nossas conversas com clientes e prospects, percebemos que a maioria dessas empresas se frustra com a baixa qualidade de conhecimento prático que esses formulários internos produzem, além deles trazerem preocupações sérias com riscos trabalhistas. 

Contratar uma consultoria externa para fazer o Censo agrega valor em diversas frentes: 

  1. Expertise técnica na formulação das perguntas que compõem o questionário, recorrendo a linguagem inclusiva, respeitosa e de fácil compreensão.

     

  2. Expertise técnica na análise e cruzamento dos dados para obter conhecimento útil e recomendações pertinentes.

     

  3. Transmite confiança a participantes sobre a confidencialidade de suas respostas, levando, em média, a uma taxa de participação 6 vezes maior que Censos realizados in-house e uma maior confiabilidade na veracidade das respostas.

     

  4. Protege a empresa de riscos trabalhistas. A coleta das respostas por parceiro idôneo externo mitiga o risco de uso indevido da informação e eventual acusação de prática discriminatória após uma autodeclaração no Censo.

     

  5. Adequação à LGPD e maior proteção dos dados pessoais (e sensíveis) em todo o processo, por meio de ferramentas seguras de coleta e tratamento da informação.

     

  6. Melhoria no ROI (retorno sobre investimento) do programa de DEIP, com recursos financeiros futuros adequadamente alocados. 

Censo e recadastramento da base são duas iniciativas distintas e não devem ser confundidas. 

Assim como no Censo do IBGE, as respostas individuais no Censo da Diversidade e Inclusão incluem dados pessoais sensíveis e não são compartilhadas com nenhuma pessoa do cliente. 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que os dados compartilhados pela consultoria externa (Operadora dos Dados) estejam sempre agregados e não-identificáveis. 

Quem já rodou pesquisas sabe que a participação voluntária é diretamente proporcional à quantidade de perguntas. 

Nosso Censo é otimizado para ser respondido em menos de 5 minutos. Assim obtemos o máximo de informação valiosa para sua empresa e mantemos a taxa de abandono baixíssima.

Pesquisas de clima são questionários mais longos que abordam uma grande variedade de características menos relevantes para a análise da inclusão. Incluí-la ao Censo poderia gerar confusão ou desconfiança sobre as motivações para sua realização e diminuir a participação. Por essas razões, recomendamos que Censo e Pesquisa de Clima sejam realizadas em momentos diferentes.

Como acreditamos ser importante deixar as pessoas se expressarem livremente, de maneira anônima, incluímos uma pergunta de campo aberto ao fim do questionário do Censo. Esses comentários dão um toque mais humano às análises, ajudam a reforçar as recomendações e trazem exemplos e sugestões relevantes de quem trabalha na empresa.

Conduzir, analisar e traduzir os resultados do Censo em linguagem simples é nossa expertise!

Temos profissionais com formação em Engenharia e Matemática que fazem tratamentos estatísticos e de anonimização de dados para que você não precise fazer nenhum. 

Em um único investimento, oferecemos uma solução de consultoria estruturada que acompanha você em cada etapa do processo. 

Além das vantagens realizar o Censo com uma consultoria externa (mencionadas acima), o Censo da Diversidade e Inclusão do Instituto Diversidade tem uma série de vantagens adicionais:

  1. Dupla expertise técnica. Sua empresa será acompanhada por nosso CEO, que combina expertise técnica em análise de dados com uma vasta experiência em programas de DEIP de sucesso. Nosso Censo da Diversidade e Inclusão é a garantia de análise aprofundadas que produzem recomendações de ações ambiciosas, realistas e relevantes ao negócio, para acelerar a colheita dos frutos do programa de DEIP.

  2. Análises que você nunca viu antes. Nosso Censo mapeia a representatividade e a inclusão em 6 dimensões da diversidade (raça e etnia; gênero, LGBTQIA+, gerações, pessoas com deficiência e neurodiversidade), além de fazer análises interseccionais. Combinamos, comparamos e apresentamos dados de maneira criativa e estruturada para responder a desafios reais da sua empresa.

  3. Esqueça os relatórios empoeirados no fundo da gaveta! A entrega final é realizada em 2 sprints (baseados em metodologias ágeis) de apresentação dos resultados e seleção do plano de ação com participação das lideranças locais. Dessa forma, fornecemos insumo para o planejamento estratégico anual e fortalecemos o comprometimento das lideranças com o programa.

  4. Entrega que apoia de verdade a tomada de decisão. A alta liderança não está interessada se o número por trás de um indicador é 79 ou 83. O importante é que esse indicador contribua a uma tomada de decisão consciente sobre o direcionamento do programa de DEIP: Quais trilhas de carreira existem e quais ainda precisam ser desenhadas? Como aumentar a diversidade em áreas homogêneas? Contratar de fora ou promover internamente? Quais grupos de diversidade lançar no próximo ano? Fazer sensibilização para toda a empresa ou desenvolver competências nas lideranças? Como aumentar a inclusão de cada grupo?  Quantos compromissos assumir no próximo ciclo? Qual é a melhor forma de alocar os recursos? Por meio de conhecimento científico sobre as reais alavancas da inclusão, nosso Censo permite que sua empresa siga tomando as melhores decisões. 

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