Home Office na Real!



Tempos de quarentena, de medo, de ansiedade, de mundo VUCA na prática e de home office... 

Com tanta tecnologia disponível há tanto tempo, precisou uma pandemia para promover esta mudança.

O trabalho remoto finalmente aconteceu...mas o que tinha tudo para ser uma transformação cultural, planejada e uma apropriação tecnológica, acabou por acontecer às pressas, no desespero, a fórceps. Um aspecto interessante é como o home office será visto pelas empresas e pelos líderes em tempos de Coronavírus.

Trabalho em casa há 6 anos, mas em uma condição bem diferente: as crianças na escola, a empregada cuidando dos afazeres domésticos e o meu escritório só para mim.

E agora? Agora a minha casa está mais parecendo um campo de refugiados. Área de lazer do condomínio fechada, piscina fechada, empregada em quarentena, marido em casa... Tenho visto algumas publicações com dicas de como ter um home office mais produtivo, que home office não é férias, sobre como disciplina é tudo em home office...

Concordo totalmente! Home office em tempos de Coronavírus não tem nada de férias! Quer ver?

  • A escola mandou as atividades e eu preciso monitorar.

  • As crianças querem brincar, ficam entediadas, sentem fome o dia inteiro (impressionante como comem!) eu e meu marido nos revezamos para alimentar a prole.

  • Se cozinhamos depois precisamos lavar a louça, arrumar a cozinha. Com tanta gente dentro de casa, a limpeza precisa ser reforçada, dia sim e outro também, precisa varrer, tirar o pó, dobrar roupas, guardar brinquedos.

  • Entre uma refeição e outra, a gente faz uma reunião...no final do dia acaba sendo mais produtivo porque as crianças vão assistir um filme e eu consigo preparar as minhas aulas, os meus materiais e vamos dormir bem tarde.

Li um texto falando algo bem verdadeiro que é assim:” neste momento estamos em casa para preservar as vidas”.

Também vamos trabalhar, mas líderes, chefes, empresas.... não esperem pontualidade britânica para seu funcionário ligar o computador, não façam caras e bocas de nojo ou horror se ouvir a voz de um criança ao fundo de uma ligação, não deixem ninguém constrangido se a sua reunião for interrompida por um choro inesperado fruto de um tombo no meio da sala...

isso faz parte da nossa humanidade, afinal de contas, já não está claro o suficiente que somos bem frágeis a pontos de nos isolarmos para nos salvarmos de um vírus?

Então, estas dicas sobre disciplina e produtividade em home office são muito válidas, mas em tempos normais, agora a gente tá fazendo o possível e o impossível a gente deixa lá para o escritório.

A melhor atitude agora é a do respeito, da tolerância, respirar fundo... controlar a ansiedade, o medo do futuro.

Buscar autoconhecimento e paciência para enfrentar tempos turbulentos que teremos pela frente.

Não está difícil apenas para você, mas para todos nós! E pode ter certeza de que estar em casa, em isolamento social, com todas estas questões, ainda é um privilégio!

Tenho certeza de que todos nós sairemos melhores desta experiência! E se fizermos isso juntos, nos apoiando, certamente será mais fácil!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo